top of page
  • Foto do escritorVinícius Aguiar

Tipos de coleção de moda - Como funcionam as 4 estações


Conhecer como funcionam as estações na moda dará a você mais autonomia sobre o assunto. Então, prepare seu calendário e programa-se com o ciclo da moda para arrasar.

COLEÇÕES DA MODA


Para lançar suas coleções e acompanhar as tendências, o setor da moda criou um calendário baseado nas estações do ano, que foi dividido em duas épocas: outono/inverno e primavera/verão. Esse sistema, chamado de calendário das coleções, foi criado pelo famoso estilista Charles Worth, considerado o pai da alta-costura.

A moda se baseia nas mudanças climáticas, porque Worth percebeu que essa era a época em que as pessoas compravam novas roupas e preparavam-se para o clima seguinte. Como o outono é parecido com o inverno e a primavera com o verão, Charles Worth formou essas duas temporadas e o universo da moda segue esse calendário até hoje.


PROMOÇÕES NO FIM DA TEMPORADA


Nos meses de janeiro e fevereiro as lojas fazem promoção com as peças que sobraram da coleção de alto verão. Em março, é lançada a coleção de outono e abril tem o foco nas vendas. Em maio é lançada a coleção de inverno e junho segue com as vendas. Mas há casos em que elas são lançadas juntas: outono/inverno.

Nos meses de julho e agosto são os meses de promoção de peças do outono/inverno que não foram vendidas. Em setembro, há o lançamento da coleção primavera e em outubro a de verão. As coleções primavera/verão também podem ser lançadas de uma única vez. Novembro e dezembro ficam com o lançamento e venda da coleção de alto verão. É importante entender o ciclo da moda para acompanhar os lançamentos e tendências, planejar suas vendas e vender muito em cada temporada.


Quantas peças tem uma coleção de moda?


Ao desenvolver uma coleção padrão (em relação ao tamanho), é comum que ela tenha, pelo menos, 12 peças/looks. No entanto, existem coleções menores ou maiores, a depender de fatores como sazonalidade, tempo de execução, orçamento e afins.

Dessa forma, há coleções que contam com 8 peças, as chamadas coleções-cápsula, e outras que possuem dezenas, como no caso de grandes marcas. Não há um número máximo de peças, isso depende da estratégia de vendas e do orçamento da coleção.

Além disso, dependendo da categoria do produto em que estiver inserido a sua marca, a distribuição dos itens (maior número de peças individuais ou looks completos) acaba exigindo uma coleção maior ou menor.

O que é coleção-cápsula?


Coleção-cápsula é uma coleção com quantidade de peças menor do que uma coleção tradicional. É comum que tenha entre 8 e 15 peças, podendo variar dependendo do objetivo do estilista e da marca.

E quais são estes objetivos? Manter uma marca em evidência, promover peças-desejo, reforçar posicionamentos e manifestos, entre outros. São inúmeros os propósitos para o lançamento de uma coleção-cápsula – e você vai conhecer os principais ao longo desse post!

Apesar de ter um significado simples e quase literal, a coleção-cápsula é uma estratégia bastante complexa.

É comum que os lançamentos de coleções-cápsula aconteçam fora dos sazonais tradicionais do mercado de moda. Por isso, demandam planejamento e objetivos bem traçados para atingirem os objetivos de marca e de faturamento desejados.

Foi através da grife Donna Karan que o conceito de coleção-cápsula se popularizou, em 1980. A ideia original era criar uma coleção com peças essenciais, versáteis e que combinassem entre si. É desse conceito também que vem o tão famoso armário cápsula, muito adotado hoje em dia.

Por outro lado, nem sempre o propósito das coleções-cápsula terá o objetivo do armário inteligente ou do slow fashion.

Aliás, as marcas de fast fashion vêm utilizando cada vez mais esta estratégia com outras finalidades. São lançamentos que envolvem grandes campanhas de marketing, parcerias com influenciadores digitais e outras marcas.


Saiba o que é cada um dos tipos de coleções de moda


Os significados dos termos Prêt-à-porter, Ready to wear, Alta Costura, Cruise e Resort nas coleções de moda:


Todos os anos vemos as grandes marcas de moda lançarem suas peças para as diferentes estações do ano, e cada uma com um nome específico. Continue lendo que eu vou te explicar tudo sobre esses termos!


Coleções de moda Prêt-à-porter, ou ready to wear


Prêt-à-porter (em francês), ou ready to wear (em inglês) significa coleção “pronta para vestir”, e é aquela que vai estar nas lojas na próxima estação. Geralmente é apresentada pelas grandes marcas duas vezes por ano, nos meses de março e setembro.

São divididas em Primavera/Verão e Outono/Inverno, e as peças ficam disponíveis alguns meses depois. A coleção de Primavera/Verão é apresentada em março, e a de Outono/Inverno, em setembro.

Além disso, algumas marcas também apresentam a coleção Pre-Fall, que é desfilada antes do outono com peças para essa época mais fria.

Alguns desfiles de Prêt-à-porter da última temporada de Primavera 2022: Elie Saab, Versace, Saint Laurent e Valentino.

Cruise ou Resort


As coleções de moda Resort ou Cruise são focadas nas férias, com tecidos leves e confortáveis, cores mais alegres, que lembram locais de férias como praia e campo. Além disso, elas são geralmente apresentadas na meia estação, por volta de abril e maio – antes do verão europeu, que acontece de julho a setembro.

Looks dos desfiles Resort da Gucci e Chanel


Alta Costura ou Haute Couture


A Alta Costura é a moda exclusiva, em que a maison mostra todo o seu expertise na criação de peças incríveis. Todo ano a Federação da Alta Costura e da Moda (Fédération de la Haute Couture et de la Mode) revê as marcas que recebem o título pelo Ministério da Indústria na França.

Os desfiles acontecem duas vezes ao ano: em janeiro e julho, e para desfilar na semana de alta costura de Paris a marca segue uma série de critérios:

  • As peças precisam ser feitas manualmente, e serem únicas

  • As clientes precisam experimentar as peças pelo menos uma vez

  • A marca tem que ter um atelier em Paris, na região do Triangle d’Or, entre as ruas Avenue Montaigne, Avenue George V, e Avenue de Champs-Elysées, com lojas no térreo

  • O atelier deve empregar pelo menos 15 funcionários, e mais 20 técnicos

  • As maisons desfilam obrigatoriamente duas vezes ao ano, apresentando pelo menos 25 looks nas suas coleções

  • Elas também precisam ter pelo menos um perfume lançado

Ainda, na alta costura as roupas são feitas usando a técnica de moulage, que é aquele busto que vemos nas fotos e filmes de atelier de costura. É feita 100% à mão e utiliza tecidos e aviamentos especiais de alta qualidade.

Os desfiles de alta costura são incríveis! Looks de Jean-Paul Gaultier, Zuhair Murad, Elie Saab e Dior


Fast-fashion - O fast-fashion, ou moda rápida em português, surgiu da necessidade de uma moda "básica", tanto para homens como para mulheres, devido à grande diversidade de ideias oferecidas. São peças que facilitam na hora de vestir e assim, jeans e camiseta hoje vestem o mundo. Há quem inclua no termo "fast-fashion" a roupa de confecção, barata, vendida em lojas e ruas de comércio popular. Não se pode esperar muito pela qualidade dessas peças, mas elas têm seu público.


Etapas do Sistema do Mercado de Moda


Primavera/Verão


1.Pesquisa – Tendências – Mercado – Comportamento (Calendário: março)

2.Criação – Desenho- Planejamento – Desenvolvimento (Calendário: abril)

3.Custos – Seleção de Fornecedores (Calendário: maio)

4.Preparação de Mostruário e Catálogo (Calendário: junho)

5.Apresentação ao Mercado Comprador (Calendário: julho)

6.Pedidos e Produção (Calendário: agosto)

7. Expedição e Entrega de Pedidos (Calendário: setembro/outubro)


Outono/Inverno


1.Pesquisa – Tendências – Mercado – Comportamento (Calendário: setembro)

2.Criação – Desenho- Planejamento – Desenvolvimento (Calendário: outubro)

3.Custos – Seleção de Fornecedores (Calendário: novembro)

4.Preparação de Mostruário e Catálogo (Calendário: dezembro)

5.Apresentação ao Mercado Comprador (Calendário: janeiro)

6.Pedidos e Produção (Calendário: fevereiro)

7.Expedição e Entrega de Pedidos (Calendário: março/abril)


Devido à globalização de informação, a moda fast fashion e suas produções feitas em países como a China, fazem com que as etapas do sistema estejam cada dia mais adiantadas.


O que muda no calendário do varejo afetado pelo Covid-19:


*Com Informações de Instantshop, Hellen Mattos e Audaces.

bottom of page