top of page
  • Foto do escritorVinícius Aguiar

Permuta - O que é? Como funciona?

Troca, permuta ou escambo é um CONTRATO pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra, que não seja dinheiro.

Fundamentação Jurídica: Artigo 533 do Código Civil. Incisos I e II: - Inciso I: salvo disposição em contrário, cada um dos contratantes pagará por metade as despesas com o instrumento da troca; - Insiso II: é anulável a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do cônjuge do alienante.

Vamos entender melhor no contrato abaixo, através de um modelo básico entre os profissionais: fotógrafo, modelo e maquiador:

Contrato de permuta:

Não há despesas com o instrumento de troca:

  • O fotógrafo oferece “A” como objeto de permuta à(ao) modelo e à(ao) maquiador;

  • A modelo oferece “B” como objeto de permuta ao(à) fotógrafo(a) e à(ao) maquiador;

  • O maquiador oferece “C” como objeto de permuta ao(à) fotógrafo(a) e à(ao) modelo.

Exemplos do que pode ser oferecido em contrato de permuta: * “A” Ensaio; edição básica e fotografias digitais em alta e baixa resoluções; * “B” Ensaio e autorização de uso de imagem; * “C” Maquiagens.


Valor do que é oferecido por cada profissional: Devem estar em equilíbrio entre si, evitando uma possível futura anulação contratual.

*CUIDADO: Jamais altere ou aplique filtros às fotos produzidas por seu fotógrafo ao divulgá-las/publicá-las em suas redes sociais. Lembre-se que os direitos autorais pertencem sempre ao fotógrafo; Sempre que utilizar/publicar suas fotos, dê crédito aos profissionais que trabalharam ao seu lado, seu fotógrafo e seu maquiador e/ou sua modelo.


Vocês fazem permuta?

- Sim, fazemos! Desde que os profissionais envolvidos sejam devidamente qualificados para a determinada produção.


Quem pode participar?

- Todos àqueles que tenham interesse e perfil de acordo com cada produção. Todos os perfis inscritos serão analisados e alguns critérios considerados para a escolha, tais como:

- Área de Atuação do Fotógrafo, da Modelo, Maquiadora e os demais; - Nível de engajamento com a produção e perfil profissional - Outros itens variam de acordo com o conceito e locação.


Como partipar?

- Enviando sua apresentação e (ou) portfólio de trabalho para sociais@viniciusaguiar.com ou via whatsapp (31) 97137-0148. Vamos avaliar e retornar a você mesmo que não seja de nosso atual interesse.

bottom of page