top of page
  • Foto do escritorVinícius Aguiar

Os principais perfis de modelos e como contrata-las

Alguns profissionais do ramo do marketing podem acabar deduzindo que não é necessário a contratação de modelos para uma campanha publicitária, editorial ou anúncio, com o pensamento de reduzir gastos encontrando fotos já prontas na internet, afinal, é só baixá-las! O que não é levado em consideração é que essas fotos prontas não tem como objetivo alcançar um público específico, reduzindo assim subitamente a taxa de conversão em vendas do produto divulgado. Já no caso de uma campanha com suas próprias modelos contratadas, a empresa tem uma chance bem maior em ter eficácia com a divulgação da marca. Agora você já entendeu que ao utilizar suas próprias modelos é mais provável obter resultados positivos. Mas, Qual tipo de modelo escolher?

Se seu objetivo ao contratar uma modelo for criar uma campanha publicitária com impacto, é importante saber sobre quais tipos de modelo, para que servem e também qual função de cada área. No caso de desfiles, as modelos de passarelas usam roupas de grife com o objetivo de promover seus estilistas. Geralmente elas não tem um corpo tão chamativo com o intuito de dar destaque a vestimenta delas. Isto se dá ao fato de cada área de modelagem terem seus requisitos. Eles podem ser para modelos de passarela, modelos fotográficas, modelo de prova, entre outros. Não basta apenas escolher a modelo mais bela, é muito mais do que isso, é preciso saber do que você realmente precisa. Leve em consideração o estilo de fotografar, os traços, o perfil e o contexto da sua campanha. Lembre-se de que é fundamental que tenha um planejamento e um conceito a seguir seguido. Se perguntar qual a área de atuação da sua empresa e qual o público que você deseja atingir facilitará o processo de escolha de uma modelo ideal para seu projeto. Um erro muito comum é contratar modelos de forma aleatória, sem levar em conta os diversos aspectos envolvidos. Não cometa esse mesmo erro, faça seu investimento valer a pena. Seu cliente precisa entender o que está sendo comercializado com a forma a modelo interage.

Quais tipos de modelo existem?

Veja quais são os principais tipos de modelos e qual sua área de atuação: A carreira de modelo é dividida em várias categorias. Há vários perfis, cada um com seu propósito. Saber qual o tipo de modelo é mais adequada para o objetivo de sua campanha é muito importante.

- Modelo fashion

A modelo fashion faz parte de uma categoria mais tradicionais da modelagem. Ela tem como principal objetivo participar de desfiles com o intuito de divulgar uma marca ou coleção de roupas. Elas fazem editoriais de revistas, têm contato com estilistas e são convidadas para grandes eventos. Todas as modelos dessa categoria precisam ser jovens, altas e principalmente magras. Pois, todas as roupas são feitas de um mesmo tamanho e todas as mulheres necessitam ter a mesma medida. Uma modelo fashion é indispensável para um evento com intuito de divulgação de uma coleção de roupas.

- Modelo fotográfica

A modelo fotográfica faz publicidades, comerciais, vídeos, mas seu foco principal se baseia em fotografias. Essas modelos participam em revistas, banners, catálogos e até mesmo comerciais de televisão. Uma modelo fotográfica é a melhor opção para divulgar sua marca através de uma propaganda ou foto publicitária para anúncio. Não há requisitos estipulados para esse mercado mas é preciso ter um tipo físico adequado ao trabalho que irá realizar. Para esta carreira é preciso ser fotogênica, ter pele e cabelos bem cuidados além de ter um corpo saudável. Para uma modelo fotográfica a altura não é essencial, como no caso das modelos fashion.

- Modelo manequim

A modelo manequim tem como função auxiliar o estilista e costureiro. Ela é basicamente um manequim vivo com o objetivo de experimentar roupas e caso necessário, dizer o que precisa ser ajustado na vestimenta. Além claro de desfilar para os estilistas e clientes com alto poder de aquisição, já que normalmente são requisitadas em grifes de alta costura. E essas grifes necessitam de modelos manequim que possuem medidas padronizadas. Pois todas as roupas são produzidas usando uma medida pré definida.

- Modelo comercial

A maior vantagem das modelos comerciais é a sua diversidade no serviço. Elas trabalham com catálogos, campanhas, comerciais, programas de televisão, revistas, entre outros. As modelos comerciais também são muito solicitadas em casos de propagandas e campanhas publicitárias. Não há muitas exigências para esse tipo de modelo quanto às medidas e os perfis podem ser bastante variados. Geralmente os clientes têm preferência por modelos que com um rosto mais carismático e principalmente que saibam atuar. Geralmente elas têm simpatia e facilidade de expressão facial, para encarar os mais diversos papéis como: mães, médicas, donas de casa, estudantes, atendentes e outras inúmeras possibilidades.

Quais requisitos ao contratar uma modelo?

Agora que você já sabe quais os principais tipos de modelos, quais as funções de cada uma na área da modelagem, para que servem e até mesmo o padrão de beleza e silhueta. Provavelmente você já tem uma ideia de qual tipo de modelo contratar. Mas há outros pontos importantes que são necessários citar para contratar uma modelo. Como por exemplo: ⦁ Como é algo que lida muito com a imagem, é fundamental que a modelo tenha características como uma boa aparência e um perfil adequado para o trabalho que irá realizar; ⦁ Caso seja relevante para o objetivo da sua campanha a modelo saber técnicas de desinibição, de improvisação, postura, etiqueta, entre outras competências, é melhorar verificar aptidão dela no dia do teste; ⦁ É essencial também que uma modelo esteja preparada para saber se sair bem em uma situação difícil. E a comunicação é vital para um trabalho feito tanto para uma campanha impressa, quanto para um vídeo. ⦁ Antes de contratar uma modelo você deve ter acesso a fotos, ou seja, o booker profissional dela. Afinal, ela que irá valorizar os seus produtos para aumentar as vendas. ⦁ Se seu objetivo vendas de produtos, é preciso verificar se ela tem a habilidade e experiência em como colocar os produtos em evidência, se posicionando da melhor forma para ressaltar as melhores características do mesmo.

Quando contratar uma modelo?

Uma boa campanha com modelos próprias e muita originalidade será imprescindível para que sua marca seja conhecida no mundo todo e seu investimento tenha retorno com resultados super positivos. Caso deseje contratar modelos para diferentes áreas, disponibilizamos milhares de profissionais competentes e experientes com diversos ramos de atuação. Será selecionado nosso elenco de opções em modelos que mais se aproximam do perfil solicitado e será encaminhado ao cliente. Não seja ultrapassado em pesquisar agências offline, pense no tempo gasto para tal fim. Já esteja com sua agência em mãos! Seu tempo é valioso demais para ser perdido em meio à estresse, fadiga e burocracias. Estamos aqui justamente para facilitar sua vida e ajudar você com o desenvolvimento do seu projeto em contratações de modelos profissionais diretamente online, sem nenhuma dor de cabeça.

bottom of page