top of page
  • Foto do escritorVinícius Aguiar

Mulher sensual - Fotografia sem timidez ou julgamento

Tem vergonha de ser sensual? - Muitas mulheres têm. Elas temem que as pessoas as julguem - e algumas julgam mesmo (cônjuge, família, os outros...)

Recebo contato de muitas mulheres para dizerem o quanto admiram meu trabalho, como gostam da essência de minhas fotografias. Os principais fatores que deixam as mulheres em dúvida sobre fazer ou não um ensaio sensual geralmente são: investimento, timidez, insegurança em relação ao resultado das fotos, medo do que os outros vão pensar.

Porém, os bons motivos para se fazer um ensaio sensual com certeza superam essas e outras inseguranças: - Resgatar ou aumentar a autoestima; - Desmitificar padrões de beleza; - Presentear alguém; - Despertar a sensualidade.

Entender realmente o que é um ensaio sensual é muito importante na hora de procurar um bom profissional e se preparar para a sessão de fotos.

Vamos compreender melhor a respeito, pois o sensual deve elevar a sua autoestima e não o contrário.


DÚVIDAS FREQUENTES:


- QUAIS POSES EU FAÇO? Faça poses que vocês se sente a vontade e bonita, você descobre tentando... Busque inspirações em revistas de moda, beleza ou através de buscas pela internet. Depois disso, fique na frente de um espelho e experimente fazer aquelas poses, verá que algumas vão funcionar muito bem e outras poderão ficar um pouco engraçadas. Não leve isso muito a sério, o objetivo é se divertir. Fazer poses na frente do espelho ajuda você a se soltar e ver quais partes do corpo você acha mais bonitas e quer retratar no seu ensaio. Fique tranquila, no dia escolhido o fotógrafo lhe ajudará com as poses, o que fazer com as mãos, para onde olhar e por aí vai. Isso é algo que acontece durante o ensaio, não existem regras.


- SOU MUITO TÍMIDA, O QUE FAZER? Timidez é um sentimento natural, por isso é muito importante você sempre escolher um fotógrafo que você confia, dessa forma passará com tranquilidade por esse tema. Por ser muito comum, na qual a introspecção pode estar ligada a regiões do cérebro, de raízes genéticas e neurológicas. Seja como for, a timidez pode ser vencida - ou atenuada. Confira algumas dicas para encarar a vida lá fora e se superar:

1) Controle os pensamentos negativos a respeito do próprio desempenho e crie imagens positivas a respeito de si. Você tem provas objetivas de que seu colega pensa que você é um tédio, além de meras impressões? Não? Então, tranquilize-se.
2) Para interagir, utilize a "técnica do eco de fim de frase", ensina o Manual de Sobrevivência dos Tímidos. Repita a última frase que o interlocutor disse a fim de parecer que você está prestando atenção. Se a pessoa está em um monólogo infinito, espere uma pausa e diga: "é mesmo?", "sério?" ou "verdade?" Você vai parecer interessado e atento à conversa, sem se desgastar mentalmente. 3) Tente relaxar. Respire fundo antes de uma exposição. Segundo o psiquiatra carioca Antonio Nardi, autor do livro Fobia Social - A Timidez Patológica, é comum perder o foco ao prestar atenção em detalhes como gagueira ou rubor na face. Mas lembre-se que isso não compromete a conversa. Muito provavelmente, o interlocutor nem percebeu tais sintomas. Além disso, quem nunca se atrapalhou para falar na frente de alguém? 4) Aprenda a falar e a receber "não". Para o tímido, uma negativa corrói a garganta e os ouvidos. No entanto, o "não" é necessário para sobrevivermos em sociedade, visto que estabelece os limites para uma convivência harmoniosa. Recebeu um "não" de alguém hoje? Desencane. Você não será o primeiro nem o último. 5) Evite situações que consumam muita energia. Bruno Maron fala das pessoas que "vampirizam" o tímido - isto é, aquelas que sugam a energia em conversas desnecessárias. Encontrou o vizinho chato no elevador? Diga apenas um "oi" e sorria. Assim você é educado e não precisa dar corda para uma conversa monótona sobre o tempo ou o último Gre-Nal. Portanto, SEJA CARA DE PAU e tenha uma conversa franca com o fotógrafo que você está pensando em contratar. Muitas mulheres dizem que são muito tímidas para fazerem as fotos, porém depois de uma pequena troca de mensagens, dá para entender um pouco melhor sobre quais são os medos e expectativas dela.

SUA BELEZA É ÚNICA E INTRANSFERÍVEL - Seus traços e seus modos são suas exclusividades. Sinta o poder que tens durante o ensaio, o resultado disso é a autoestima elevada, algo que será convertido em imagens vistosas e agradáveis para quem vê.


- COMO SE PREPARAR PARA O ENSAIO? - Cada mulher é única, por este motivo, algumas recomendações específicas são passadas, porém aqui estão algumas recomendações gerais: No dia do ensaio, a mulher deve estar bem calma e relaxada, ter tido uma boa noite de sono e ter se alimentado bem. Por esse motivo, recomenda-se que no dia anterior, ela não exagere em festas ou coma comidas pesadas. Dessa forma você manterá o bom humor e tranquilidade. Na questão estética, recomenda-se que a modelo venha com as unhas feitas (cor a combinar), cabelo natural e se possível esteja precavida com calcinha adesiva e lib modelador de seios (para não expor suas partes íntimas marcando as roupas ou sem). Mudanças radicais na aparência como um novo corte de cabelo ou tratamentos estéticos não são recomendados a poucos dias do ensaio. Sentir-se bem vem de dentro para fora, lembre-se sempre disto.


- POSSO ESCOLHER O QUE QUISER? As regras são suas, o que pode ou não você escolhe o que te satisfaz. É o seu corpo que estará exposto, exija, opine sobre correções e após a realização do ensaio, escolha as imagens que correspondam com o que desejou. A fotografia é eterna e pode marcar um determinado momento da sua vida. Resumindo: personalize!


- MINHAS FOTOS APARECERÃO NO SITE? Apenas com a sua permissão. Isso ajuda na divulgação do trabalho, porém o mais importante deve ser a sua privacidade.


- AS FOTOS DO ENSAIO SÃO IGUAIS AS DO SITE? Não. Publica-se somente fotos que as clientes gentilmente autorizaram. Para ver mais fotos, é necessário marcar uma visita ao estúdio. Para sua segurança, não se faz apresentações de ensaios completos pela internet.


DICAS:


OUSE NAS POSES: Muito cuidado para que não se confunda esta dica com vulgaridade. A postura é um fator muito importante e que diz muito sobre o objetivo do trabalho fotográfico. Trata-se de uma linguagem corporal, portanto torna-se necessário que haja pluralidade de símbolos dentro do mesmo trabalho. Vale lembrar também que esta dica não sugere que você se posicione como uma modelo profissional, mas sim que você se sinta segura a ponto de saber que está sendo observada como uma mulher real, sem muitas firulas, da maneira que você é de verdade e o quanto deseja impressionar.


TENHA CALMA E LEVEZA: O ensaio sensual demanda muito preparo psicológico. Em vista disso, procure orientações, se possível, com pessoas que já fizeram algum trabalho semelhante (em caso de primeira viagem), além de conselhos do próprio fotógrafo no que dizem respeito a recursos e astúcias. Esta dica, por fim, acaba se tornando o resultado da “soma” entre os dois itens anteriores, posteriormente convertendo-se em um elemento que servirá como guia no decorrer do trabalho fotográfico. Caso seja permissível, tenha um dia leve e transfira toda essa sutileza para as suas feições e comportamentos.


SEJA ESPONTÂNEA: Exigir este quesito logo de cara pode parecer um pouco opressor, de fato, mas entende-se que a espontaneidade seja algo que vai se obtendo aos poucos, ainda mais em caso de possíveis sinais de timidez da figura fotografada. Além disso, a autenticidade conquista-se a partir de um bom relacionamento com o profissional que ali está registrando suas imagens. Trata-se, portanto, de uma questão de naturalidade, de saber que no momento da captura dos retratos há uma troca de energia entre os responsáveis presentes. Posteriormente, tudo indica que o trabalho irá fluir de uma maneira mais fruitiva. Não economize nas caras e bocas, as expressões dizem muito sobre o despojamento do ensaio.


ESCOLHA DA DATA E HORÁRIO: a definição da data e do horário é feita juntamente com o fotógrafo, levando em conta que um ensaio costuma durar em média três a cinco horas. Então, é preciso se programar para “não ter pressa”.


ESCOLHA DO LOCAL: Na maioria das vezes, o ensaio sensual é feito no estúdio do fotógrafo. Mas você pode escolher vários ambientes, inclusive áreas externas, e todos os acessórios necessários. Algumas clientes podem preferir fazer as fotos em outro local, como a própria casa ou um quarto de hotel/motel, e até mesmo em uma praia mais deserta, por exemplo.


FIGURINOS: lingeries e outras peças geralmente são de sua responsabilidade pois é inviável manter um portfólio de roupas em vários tamanhos, devidamente higienizados para cada sessão de fotos em estúdio para a realização do ensaio sensual. Porém, a cliente pode ficar à vontade para levar suas próprias escolhas. Mas, é sempre interessante discutir com o profissional o que é mais ou menos indicado para o trabalho (levando em conta que ele já tem experiência com esse tipo de foto). Alguns profissionais trabalham com produtoras de moda e as mesmas conseguem providenciar às montagens dos looks, seja com sua suas peças ou de alguma marca parceira.


INVESTIMENTO: o valor de um ensaio sensual varia muito de acordo com o profissional escolhido e também com as particularidades de cada “conceito e plano”. Mas costuma ficar em média de R$500 a R$4.000,00.


Uma preocupação comum entre as mulheres é em relação à timidez. A maioria acredita que ficará “travada” em frente à câmera. Porém, um bom profissional deixará a cliente à vontade, a orientará com sutileza e isso proporcionará ótimos resultados, com fotos bem planejadas, mas com aspecto natural.


PESQUISA: procure por um bom profissional especialista em ensaios sensuais. Hoje, as redes sociais e a internet, em geral, ajudam muito nisso. Pegue também indicações com amigas, se possível.


LIBERDADE: sinta-se à vontade. Tenha em mente que boas fotos são fruto também da sua “disponibilidade” naquele momento. Não tenha vergonha, lembre-se que você estará ali posando para um profissional. E, se isso for fazer você se sentir mais à vontade, esteja acompanhada de uma amiga de sua confiança.


CONFIANÇA: após escolher um bom profissional, confie nele, vá “de coração aberto” para a sessão de fotos. Você pode dizer o que espera e o que não gosta, mas não fique “colocando regras”, dizendo “não” a tudo que te parecer um pouco diferente do que você imaginou… Acredite nas orientações que ele passar.


COMUNICAÇÃO: converse, para ficar à vontade, é essencial uma boa comunicação, o(a) fotógrafo(a) precisa conhecer um pouco da mulher e a mulher ficar a vontade com o mesmo(a). Por isso, é importante que você esteja disposta a este bate-papo… Que fale sobre o que gosta e o que não gosta, sobre o que espera das fotos, quais foram os principais pontos que a levaram a procurar o ensaio etc. Tudo isso fortalece a intimidade com o(a) profissional e possibilita uma sessão de fotos muito mais natural.


SEM RESULTADOS FALSOS: pense no ensaio sensual como um trabalho que valorizará sua própria beleza, o que é totalmente diferente de fotos manipuladas (por exemplo, com seios e bumbum maiores, cintura e braços mais finos etc.). Na hora de pesquisar o(a) fotógrafo(a), certifique-se de que ele(a) faz um trabalho sério e saberá como realçar seus pontos positivos sem partir para uma edição de mau gosto.

Depois de revelar a sua essência, terá mais confiança em si, respeito e amor próprio.

Com essas recomendações, conseguiremos valorizar sua beleza natural, mantendo você sempre linda, o que ajuda a garantir ótimas imagens.


VOCÊ SABIA? - O Brasil tem imagem de exótico e sensual desde o século XVI, segundo a matéria do Blog Brasilianismo.

*Com informações de Gaucha ZH, Fotografia Sensual e Dicas de mulher. Fotografia e texto de Vinícius Aguiar.

bottom of page