top of page
  • Foto do escritorVinícius Aguiar

Mentoria para Modelos - Como ela pode ajudar com seus objetivos


MENTORIA


É uma excelente ferramenta para que @ aspirante e/ou profissional modelo conheça mais o mercado de trabalho em que se encontra, com suporte de uma pessoa capacitada e com experiência no assunto, justamente para que você conheça estratégias a respeito de como realizar ações certeiras e corretas dentro do mercado, sem precisar errar para compreender.


FUNÇÃO DA MENTORIA


Ajudar a alcançar objetivos, aprimorando o seu potencial porque seu propósito é auxiliar o outro a encontrar um caminho mais promissor, tendo como o alvo o progresso e o crescimento pessoal e profissional do mentorado.

A relação entre o mentor e o mentorado tende a ser mais transparente, porque se tratam de conversas estratégicas para alcançar um plano maior na carreira. Em outras palavras: o mentorado receberá conselhos de um mentor experiente para chegar a um patamar mais elevado na carreira e até na própria vida.


A IMPORTÂNCIA DA MENTORIA


Desde que o objetivo esteja muito claro em sua mente e você sabe que você precisa de um mentor para o seu potencial prosperar para obter melhor desenvolvimento no mercado. Então a mentoria pode, em suas abordagens, fornecer a você um mentor com experiência que você tanto quer e precisa dentro do mercado. Resultado: Você tem como um forte aliado (e mentor) alguém experiente que irá lhe dizer como atingir tal momento de virada na carreira, contando e compartilhando com você experiências pessoais sobre os erros e acertos para construir a carreira que você tanto quer seguir.

A partir do momento em que as conversas, ou seja, a mentoria é realizada, você consegue acumular mais conhecimento e trazer mais para si a responsabilidade por agir e saber qual o caminho mais correto (e mais seguro) para alavancar sua carreira. Dessa forma, você também consegue perceber quais estratégias dão mais certo que as outras dentro da empresa, a fim de que todos consigam melhores posições no futuro, aumentando consequentemente a lucratividade e a produtividade.


O QUE ESPERAR DE UMA MENTORIA DE CARREIRA


Durante a mentoria, você pode esperar ouvir muito o mentor, porque é disso que realmente se trata: você ouvir e entender as dicas, os conselhos e promover maior conhecimento para estimular sua vida profissional. O mentor lhe ajuda a alcançar objetivos de forma que você é estimulado e provocado para tal.

Sabe quando você observava seu pai cortar a barba quando era pequeno? Ou quando você via sua mãe colocando salto alto? E você simplesmente copiava ou apenas observava, para depois fazer igual? A mentoria é isso, de modo geral. A única diferença é que você estará mais preparado e mais maduro para aceitar as ideias do outro, criar a sua maneira de acordo com sua personalidade e ser sensível o suficiente a ponto de não cometer os mesmos erros que outros cometeram durante sua experiência.

Resumindo: O que você precisa é absorver todas as informações úteis e colocá-las em prática na sua carreira, analisando o que você pode fazer para melhorar o seu potencial. A relação entre o mentor e o mentorado se dá de forma muito transparente, porque são trocas profissionais, objetivando o mesmo alvo: a liderança e o crescimento na sua carreira.


POR ONDE COMEÇAR A MENTORIA?


Após esse interesse inicial, entre em contato comigo para uma reunião, na qual vamos se conhecer e estabelecer parâmetros e objetivos, como por exemplo: “onde quero chegar”, “como fazer isso”, “até onde posso ir”. Algumas outras pautas podem aparecer no processo de mentoria, como por exemplo:

  • Plano de carreira;

  • Desenvolvimento e planejamento;

  • Como aprimorar as relações;

  • Dicas organizacionais para @ modelo evoluir e crescer dentro do mercado competitivo e acirrado;

  • Qual será o futuro da carreira diante de uma crise.

Dessa forma, a probabilidade de você alcançar seus objetivos é ainda maior, porque você terá um conselheiro para explicar os riscos, as vantagens e desvantagens do meio, justamente para que você não escorregue ou faça um retrocesso durante a mentoria.


DESENVOLVIMENTO CONSTANTE ATRAVÉS DA MENTORIA


Uma das principais funções da mentoria é fornecer desenvolvimento constante aos mentorados, porque não se trata especificamente de conhecimento técnico, de aplicar teorias, mas da vivência e experiência do mentor para com a situação e carreira. O que você precisa compreender é que a mentoria irá lhe ajudar a alcançar objetivos de forma mais contundente e específica, porque você acaba, literalmente, aprendendo como viver nesse ramo que você escolheu para a sua carreira. Consequentemente, acontece a evolução, isto é, o retorno após a mentoria ocorre dentro de alguns meses, porque o mentorado acaba absorvendo o que lhe é útil.

Entretanto, é necessário frisar que todo o processo precisa ser acompanhado para que o investimento feito na mentoria não tenha sido uma perda de tempo! O interessante é que o próprio mentor se sente mais motivado, uma vez que tem mais uma chance de ensinar a outros empresários como seguir um plano de carreira!

A mentoria é essencial para que você cresça dentro da sua área, então é válido investir sim! Aprenda a ser melhor do que você já é!

bottom of page