top of page
  • Foto do escritorVinícius Aguiar

Fugindo dos maiores erros de beleza

Ultimamente os cuidados de beleza ficaram bastante comuns - Muito se fala sobre as práticas que estão em alta e pouco sobre como evitar cometer deslizes. Inicialmente, são atenções pontuais e que, normalmente, passam despercebidas em nossa rotina. Porém, a longo prazo elas podem causar inúmeros prejuízos para o visual e a nossa saúde dermatológica.

Como não desejo que você viva algo semelhante, listei aqui quais são esses pontos de atenção e como driblá-los no dia a dia:


PASSAR CONDICIONADOR DEMAIS NO CABELO


Algumas pessoas acreditam que quanto mais condicionador elas passarem, mais hidratado o cabelo vai ficar. Na verdade, exagerar na quantidade de creme pode deixar o cabelo pesado, sem vida e oleoso – mesmo que o cabelo seja naturalmente seco.

O ideal é colocar um pouco de creme na palma da mão e espalhar somente nas pontinhas. O cabelo não precisa ficar “branco” de tanto creme para ficar hidratado, coloquei uma quantidade que seja suficiente para que o creme atinja as pontas do cabelo apenas.


EXAGERAR AO LAVAR O CABELO


Outra crença ainda muito disseminada é a de que se deve lavar o cabelo várias vezes ou ficar esfregando bastante o couro cabeludo para retirar todas as impurezas. Infelizmente, fazer isso vai deixar o cabelo sem as substâncias hidratantes naturais dele e ainda pode desencadear maior produção de sebo – o que deixará a raiz extremamente oleosa.

Ao lavar o cabelo, aplique xampu em toda sua extensão e massageie levemente o couro cabeludo descendo até as pontas. Após isso, enxague bem com água corrente. Se desejar remover melhor as impurezas, utilize um xampu anti-resíduos.


PASSAR PERFUME DEPOIS DE SE VESTIR


Passar perfume na roupa, além de poder manchar, pode não dar o efeito esperado. O perfume é feito para ser aplicado na pele, onde, com o calor do corpo ele exalará o aroma esperado. Por isso, evite passar o perfume por cima da roupa. Prefira passar no pulso e atrás das orelhas.


TIRAR A SOBRANCELHA COM O ROSTO MUITO PERTO DO ESPELHO


Colocar o rosto muito perto do espelho na hora de tirar a sobrancelha pode comprometer seriamente o resultado. Ao tirar a sobrancelha, aconselha-se ficar longe do espelho primeiro para analisar onde vai tirar os pelos. Então, você se aproxima e tira alguns. Se afasta novamente para conferir o resultado e repete o processo até terminar. Assim você terá mais chances de manter o formato certo para o seu rosto e evitará deixar as sobrancelhas finas demais ou pequenas demais.


ESQUECER DE MAQUIAR O COLO E O PESCOÇO


Esse é um erro fatal especialmente se você passar uma base ou pó com um tom diferente da sua pele natural. A diferença entre a pele do rosto e a pele do pescoço e do colo fica evidenciada nesses casos.

Por isso, ao se maquiar, não se esqueça de deixar toda a região exposta com uma cor homogênea. Para não errar, teste sempre o tom da base e do pó antes de comprar na loja. Teste tanto no rosto quanto no pescoço e no colo.


ABUSAR NO CORRETIVO


Passar corretivo demais na região dos olhos pode evidenciar ou até mesmo criar rugas inexistentes. Exagerar na quantidade de produto não vai esconder mais os pequenos defeitos que você não quer que apareça.

Em vez de colocar uma quantidade exagerada de corretivo, prefira passar um primer facial antes porque ele fecha os poros e deixa a pele com um aspecto mais bonito, além de fixar melhor a maquiagem e fazer com que ela dure mais.

Siga as dicas e cuide ainda mais da sua beleza. Assim você aproveita ao máximo os benefícios que os cosméticos podem proporcionar.


DORMIR DE MAQUIAGEM


Nos dias mais puxados e, principalmente, naqueles que a gente chega de madrugada em casa, o impulso de se jogar na cama costuma ser mais forte que a vontade de tirar a maquiagem. O problema é que esse hábito que pode parecer tão inocente, causa envelhecimento precoce, falta de viço na pele e até espinhas no dia seguinte. Aproveite a praticidade dos lenços umedecidos para deixar alguns ao lado da cama, assim não há chances de dormir com maquiagem.


NÃO USAR HIDRATANTE FACIAL


Esse erro costuma ser muito cometido por quem tem pele oleosa e acha que o hidratante facial vai agravar o problema. Isso é um mito porque já existem produtos em gel e sem óleo voltados especificamente para quem sofre com a oleosidade. Na verdade essa hidratação controlada pode suprir as carências da cútis e vai resultar em um rosto mais saudável.


DEIXAR O PROTETOR SOLAR DE LADO


Não usar protetor solar é um erro que só vai dar para perceber anos mais tarde, quando os danos já tiverem acontecido. O produto é o segredo para ter uma pele bonita, sem manchas e para envelhecer bem com o tempo.


NÃO LAVAR OS PINCÉIS DE MAQUIAGEM


Um outro erro que poucas mulheres sabem que pode acabar em danos à pele é usar pincéis de maquiagem que estão sujos há muito tempo. Se você for uma usuária assídua dessas ferramentas, lave a cada 15 dias para evitar a proliferação de fungos e bactérias que podem atingir o rosto.

NÃO USAR NENHUM CREME NOTURNO DE TRATAMENTO


O melhor momento para tratar a pele é à noite e por isso existem tantos produtos voltados para esse horário. Eleja aquele probleminha de pele que mais te incomoda e aproveite o sono para usar um creme que vai acabar com ele.


NÃO DAR IMPORTÂNCIA AOS CREMES ANTI-IDADE


Assim como o protetor solar, a falta do uso de um bom creme anti-idade só vai ser sentida lá na frente. Eles devem entrar na rotina a partir dos 25 anos, idade em que a pele já está perdendo colágeno e precisa que ele seja reposto para retardar as rugas.


NÃO EXPERIMENTAR O PODER DE UMA BOA ESFOLIAÇÃO


Assim como acontece no restante do nosso corpo, a pele do rosto também tem um ciclo e, com o tempo, as células mortas se acumulam na superfície. Usar um bom esfoliante semanal para remover esses resíduos vai fazer uma completa diferença na aparência da sua pele.


USAR NO ROSTO PRODUTOS QUE SÃO PARA O CORPO


A pele do rosto é mais delicada que a do corpo e tem uma série de particularidades. Às vezes a mesma pessoa pode ter pele seca no corpo e oleosa no rosto, então é importante separar os hidratantes, sabonetes e protetores específicos para cada região. Assim cada necessidade pode ser atendida e você não corre o risco de agravar problemas já existentes.


NÃO DAR ATENÇÃO PARA A ZONA DO CONTORNO DOS OLHOS


Além da pele do rosto ser diferente da do corpo, a que envolve o contorno dos olhos também precisa ser tratada de uma forma diferente. Ela é muito mais sensível que as bochechas, por exemplo, e estão mais suscetíveis a rugas.


ABUSAR DOS CUIDADOS COM A PELE


Se depois dessa matéria você se sentiu inspirada a mudar seus cuidados com a pele, saiba que é preciso ter cuidado para não exagerar! Usar muitos produtos diferentes no rosto também pode causar uma acumulação que resultará em problemas - o ideal é levar os conselhos que você acabou de aprender para um dermatologista e pedir para que ele monte uma rotina para você.

EFEITO MÁSCARA: ROSTO + PESCOÇO


No momento de maquiar essa região você deve estar atenta para que não haja diferença na cor da pele entre o rosto e o pescoço, evitando o efeito máscara! Lembre-se de que a cor da base deve ser a mesma, ou a mais próxima possível, do tom da sua pele para conseguir um visual natural.

DELINEADOR DE LÁBIOS: AMIGO OU INIMIGO?


Cuidado no momento de contornar os lábios com o delineador, o traço visível não é bacana. Para conseguir o resultado desejado busque um tom que combine perfeitamente com a cor do seu batom.

CABELO EXTRA-LONGO E DESCUIDADO


O cabelo longuíssimo ou com extensões exageradas, fios secos, pontas duplas e com a coloração sem retocar pode destruir qualquer look. Não abra mão de um bom corte e tenha sempre em dia a hidratação e a cor do seu cabelo, aposte por um reflexo natural, mechas ou luzes, suavizando o tom das suas madeixas e iluminando o seu rosto.


BRONZEADO EXAGERADO + MARCAS DO BIQUÍNI


Todas as mulheres sonham com um bronzeado perfeito, mas se você é convidada de um casamento, cuidado! Uma coisa é tomar um pouco de sol e conseguir uma cor natural, outra é exagerar e ficar com a pele super queimada, seca ou com uma aparência artificial devido ao uso de cabines de raios UVA.

Também evite mostrar as famosas marcas da alça do biquíni, estão fora de moda, além de passar uma imagem descuidada e pouco elegante. Se você vai tomar sol, prefira os modelos tomara que caia ou que tenham o decote que se corresponda exatamente com o do seu vestido.

BRILHO NO ROSTO


A noiva não é a única que vai ser fotografada, assim que não esqueça de retocar a maquiagem para evitar o excesso de brilho no rosto, principalmente na região da testa. Para os casamentos no verão, a atenção deve ser intensificada, já que o calor faz com que a pele brilhe mais.

ESMALTE LASCADO


Atenção com a manicure! Ela deve estar em dia, tanto o cuidado com a hidratação, cutícula, como com o esmalte. Está proibidíssimo ir a um casamento com o esmalte lascado ou com as unhas mal pintadas. Se você vai usar sandálias, o mesmo vale para a pedicure.


UNHAS SUPER LONGAS + NAIL ART


As unhas longas são desejadas por muitas mulheres, mas tenha bom senso. Levá-las em um comprimento adequado e bem cuidadas é todo um acerto, outra coisa é que cheguem a fazer curva de tão compridas. E se você é fã das unhas decoradas, tenha cuidado para não ficar ¨over¨ e escolha um modelo mais discreto. A simplicidade é sinônimo de sofisticação e bom gosto!

SOMBRA MUITO ESCURA


Carregar no ¨make¨ dos olhos pode ser perfeito para sair com as amigas noite afora ou para eventos informais. Mas para um casamento NÃO são apropriados, você ficará muito mais elegante aplicando nos seus olhos uma maquiagem suave.

GLITTER: O EFEITO CARNAVAL


Se você é fã incondicional do glitter e curte uma maquiagem iluminada, tenha cuidado para não exagerar no brilho e conseguir um resultado com a cara de um makeup de carnaval. Use o glitter com moderação e apenas para cerimônias durante à noite. Não se esqueça de que ¨menos é mais¨!

MISTURAR MUITOS TONS


Se o seu look vai contar com tons de sombras, lábios e unhas diferentes e a tudo isso somamos os tons da roupa e complementos, a possibilidade de parecer que está fantasiada é realmente grande. Uma dica genial é escolher o tom das unhas parecido ao dos lábios e as sombras em consonância com o vestido, ou ambas em tons neutros, assim você estará sempre impecável.

DENTES MANCHADOS


Um erro comum entre as convidadas é esquecer de tirar o excesso de batom e passar todo o evento com os dentes manchados. Fique atenta a este detalhe super importante! Para manter os seus lábios perfeitos por mais tempo, escolha um batom de longa duração.


PÓ TRANSLÚCIDO MUITO APARENTE


Muito cuidado com os pós translúcidos! Esse tipo de pó deve ser aplicado com cautela, espalhado de forma uniforme e sem excessos. Caso contrário, você sairá com desagradáveis manchas brancas em todas as fotografias feitas com flash. Mas como é complicado confirmar o resultado final a olho nu, aproveite a moda dos selfies e coloque à prova o seu makeup antes de sair de casa!


NÃO TRABALHAR A BASE NA MAQUIAGEM


Muitas damos prioridade para os olhos e não prestamos atenção na base e no final do evento a pele está sem vida e cheia de manchas. Outro erro relacionado ao uso da base é optar pelas que são muito leves, esse tipo de produto não aguenta muito tempo, uma base de longa duração é mais adequada.


ROSTO ALARANJADO


É preciso ter precaução com o pó bronzeador, aplique-o uniformemente e em pouca quantidade, senão você acabará com a pele alaranjada, além de manchada. No caso de o colo ficar à vista, aplique nessa região um hidratante com cor para igualar os tons entre o rosto e o colo. Por favor, não se esqueça do pescoço, esse tipo de contraste pode acabar com o seu visual!

TESTAR A BASE NAS MÃOS

Nada de testar a base no pulso, braço ou na mão, ok? O certo é testar a cor no rosto mesmo, deixar o produto agir por um tempo - algumas bases oxidam - e olhar o resultado da base em vários espelhos com iluminação diferente. Se ficar na dúvida entre um tom e outro, aplique os dois e veja qual se assemelha à sua cor natural.


USAR O PRIMER ERRADO


As bases bem levinhas e à base de água não funcionam bem com primers siliconados. Como as fórmulas não reagem bem, é normal a base não fixar e escorrer ao longo do dia. O ideal é escolher um primer neutro, que funcione bem com todos os produtos e ainda camuflem os poros.

PREENCHER DEMAIS AS SOBRANCELHAS


Se você ama preencher as sobrancelhas, tudo bem, mas evite os lápis, ok? Além de deixar o resultado muito artificial, eles também entopem os poros e podem causar falhas na região. As sombras e fixadores são as melhores opções.


PULAR A HIDRATAÇÃO ANTES DA MAKE


O hidratante antes da maquiagem é essencial pra preparar a pele e evitar as irritações. E até quem sofre com a pele oleosa deve usar, viu? É só escolher uma fórmula bem levinha e em gel. O resultado é aquele acabamento bonito e saudável.


EXAGERAR NO SECATIVO


Sim, nós também odiamos espinhas, mas é preciso ter paciência e usar a quantidade certa de produto. Exagerar no secativo pode deixar a situação ainda pior e sensibilizar muito a pele. Aplique uma gotinha bem pequena em cima da espinha e deixe secar.


ESQUECER O FILTRO SOLAR NOS DIAS NUBLADOS


Ir à praia ou piscina sem passar protetor solar só porque o sol está escondido entre as nuvens é um perigo. Você não vê, mas a radiação UVA vinda do sol ataca a sua pele mesmo assim. "Tendo o cuidado de aplicar diariamente o protetor solar, mesmo em dias chuvosos e nublados, você evita manchas, vasinhos e rugas", afirma a dermatologista Carolina Marçon, da clínica DSkin, em São Paulo. Isso vale para quando estiver na cidade e, principalmente, na praia naqueles dias em que você acha que não tem sol, mas mesmo assim arrisca colocar o pé na areia ou dar um mergulho.


FAZER PEELING QUÍMICO NO VERÃO


Você até pode fazer o procedimento, desde que passe os dias seguintes dentro de casa, sem poder sair nem por cinco minutinhos na varanda. Difícil, não é? Fugir do sol no verão é praticamente impossível. O peeling químico é o mais agressivo da modalidade, descamando a pele e a deixando sensível demais, sendo preciso evitar a exposição solar.


PASSAR PROTETOR DO CORPO NO ROSTO


Esse mau hábito é grave, principalmente, se a sua pele for mista ou oleosa. "Filtros para o corpo são mais oleosos e engordurados, podendo provocar obstrução dos poros da pele", explica a dermatologista Erica. O resultado é o aparecimento de indesejáveis cravinhos e espinhas. A médica conta que filtros formulados para o rosto têm uma composição mais leve, livre de óleos. Prefira as fórmulas oil free, sérum (loção muito fluida e leve) ou gel.


PASSAR A LÂMINA NO DIA DE PÔR BIQUÍNI


Deixar para a última hora a preparação do corpo antes de curtir o sol, a piscina e a praia é um erro e tanto: ao passar a lâmina, você pode causar micro ferimentos que ardem e irritam com a água do cloro, água do mar e areia. Mesmo o atrito do biquíni na área depilada já pode causar irritação e coceira.

LAVAR O ROSTO VÁRIAS VEZES AO DIA

Procure outras formas de se refrescar no calor do que jogando água no rosto toda hora. A dermatologista Erica conta que esse hábito deixa a pele sem o manto de hidratação natural, ficando mais ressecada e sensível. "Lavar uma vez ao dia, com loção de limpeza suave, é o mais indicado para quem já tem a pele seca, diz a médica da Unifesp.

Quem tem pele oleosa também deve ter cuidado ao enxaguar demais o rosto. Segundo Erica, lavar duas vezes ao dia é suficiente: "Mais do que duas vezes fará com que a pele entenda que a superfície está seca demais e produza muito mais oleosidade para compensar, provocando o efeito que chamamos de oleosidade rebote".


NÃO REPASSAR FILTRO SOLAR NO BUÇO


A dermatologista Carolina explica que a pele na região do buço é mais sensível e reativa, ou seja, mais suscetível a manchas. "O suor é mais intenso nessa área do que no restante do rosto e o protetor apresenta menor fixação devido aos movimentos da boca, uso de guardanapo e contato com líquidos ingeridos", explica a médica. Por isso, é muito importante reaplicar mais vezes o protetor solar nessa área, evitando o escurecimento da pele.

FAZER TRATAMENTO A LASER DEPOIS DE TOMAR SOL


Depilação a laser e lasers direcionados ao tratamento de manchas funcionam identificando a cor mais escura do pelo ou da mancha. Uma pele bronzeada tem mais quantidade de pigmento, chamado melanina. "Esse pigmento vira alvo do laser, aumentando o risco de queimaduras, manchas e cicatrizes", explica Carolina Marçon. Além disso, a dermatologista conta que a pele bronzeada tem muito mais tendência a ficar escura diante de uma reação inflamatória porque as células que produzem melanina ficam mais ativas, favorecendo ainda mais o aparecimento de manchas.


DEIXAR DE LADO O PROTETOR SOLAR NA CIDADE


O protetor deve ser passado mesmo que você só vá ao trabalho ou dê um passeio de carro. Os poucos minutos que seus braços, pescoço e rosto ficam expostos ao ar livre já são suficientes para serem atingidos por raios UVA, por mais que você não sinta a sua pele queimando como nos dias de sol escaldante na praia. "Vale lembrar que o uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver câncer de pele", diz Carolina Marçon. Para garantir a proteção, passe de manhã antes de sair de casa e reaplique na hora do almoço - a radiação solar desestabiliza e inativa diversos componentes do foto protetor, sendo preciso passá-lo novamente.


NÃO SEGUIR UMA ROTINA DIÁRIA DE LIMPEZA, TONIFICAÇÃO E HIDRATAÇÃO


Se não houver um cuidado constante com a pele, ela fica cheia de impurezas (como a poluição, que se instala nos poros sem a menor cerimônia) e oleosidade, resultando em um aspecto desagradável e no surgimento de cravos, espinhas e marcas.

Por isso, toda pessoa precisa cuidar da pele pelo menos duas vezes ao dia: uma de manhã e uma à noite. Neste cuidado diário é feita a rotina de limpeza, tonificação e hidratação.

O ideal é limpar a pele com sabonete, espuma ou gel, em seguida tonificar com adstringente ou água micelar e, por fim, aplicar um hidratante. Todos os produtos devem ser adequados ao seu tipo de pele.

TOMAR BANHOS MUITOS QUENTES

No chuveiro ou na banheira, a água muito quente resseca a pele, tirando-lhe a oleosidade natural e a deixando mais suscetível a irritações e alergias. A temperatura ideal para a água do banho é morna, em torno de 37°C, que é a temperatura de nosso corpo.

Outro detalhe: é bom que os banhos não sejam muito demorados, também para evitar a perda da oleosidade de defesa da pele. Em 10 minutinhos é possível limpar o corpo e os cabelos e sair relaxada do banheiro sem prejudicar a pele.


USAR PRODUTOS DE BELEZA QUE NÃO SEJAM PARA SEU TIPO DE PELE


Quem tem a pele oleosa não precisa de mais hidratação, assim como a pele seca não demanda cremes e géis que lhe retirem a oleosidade. A pele oleosa precisa ter o óleo e o brilho reduzidos, enquanto a seca precisa de hidratação e a mista demanda cuidados diferentes na zona T (testa, nariz e queixo) e no restante do rosto.

É pensando nisso que são desenvolvidos produtos de beleza específicos para cada tipo de pele. E não faz sentido usar um produto que funcione super bem para uma amiga se a pele dela é oleosa e a sua, seca.

Se você não souber exatamente qual é seu tipo de pele, consulte-se com uma dermatologista para desvendar e só use sabonetes, cremes, loções, géis e tudo mais que tenha sido formulado para o seu caso.


ESPREMER ESPINHAS


Quem nunca espremeu uma espinha, que atire a primeira pedra! Contudo, essa prática é completamente abominada pelos dermatologistas, sabia? Ao realizar essa ação, você poderá piorar a inflamação cutânea, causando manchas, marcas e muita vermelhidão. Nesse caso, prefira conversar com o seu dermatologista e investir em produtos próprios para contornar o cenário, como sabonetes especiais ou cosméticos que promovem uma limpeza profunda.

DESCUIDAR DO COURO CABELUDO


No dia a dia, temos o costume de investir somente em produtos próprios para hidratar as madeixas e deixá-las sempre brilhosas e sedosas. É aí que o couro cabeludo fica em segundo plano. Quando não bem tratada, essa área pode impedir que os seus fios cresçam de modo pleno e, até mesmo, facilite a sua queda. Portanto, toda atenção é pouca! Daqui para frente, prefira utilizar shampoos que consigam limpar bem a região e, se possível, peça indicação de cosméticos potentes para um especialista de sua confiança.


PENTEAR OS FIOS MOLHADOS


Ao sair do banho, muitas pessoas têm o hábito de pentear o cabelo ainda úmido ou molhado. Grande erro! A real, é que as madeixas não podem ser penteadas nesse estado, uma vez que tal prática estimula a quebra. Aqui, a melhor saída é utilizar escovas macias e aguardar até que eles sequem naturalmente.

Se você já cometeu algum dos erros da nossa lista, não se preocupe, você não é a única, todas já cometem algum deslize, o importante é aprender com as falhas e caprichar para estar perfeita no próximo evento. Tome nota, contrate um bom profissional e conquiste a todos com a sua beleza!

bottom of page