top of page
  • Foto do escritorVinícius Aguiar

A diferença entre modelos new faces, super models, top models e ubermodels

MODELO NEW FACE

Traduzindo do inglês, significa “rosto novo” — é justamente isso que essa expressão quer dizer. As modelos classificadas como New Face são aquelas que acabaram de entrar no segmento da moda, atuando como manequim ou modelo. Para muitos, as profissionais New Face são vistas como promissoras e apresentam grandes chances de se tornarem Top Models no futuro. Em resumo, essas pessoas ainda não são conhecidas pela mídia e necessitam de muito estudo, treino e aprendizado até alcançarem a fama.


SUPER MODEL

O termo supermodelo foi inventado há cerca de trinta anos para se referir a modelos de grande sucesso que tiraram várias tomadas em um dia, em comparação com outras modelos que tiraram apenas uma tomada em um dia. Embora Lisa Fonssagrives seja considerada a primeira supermodelo do mundo entre os 30 anos e anos 50, o termo começou a ser usado com frequência para se referir a modelos femininas de sucesso e bem pagas durante os anos 80. Modelos como Heidi Klum, Naomi Campbell, Giselle Bundchen, Tyra Banks, Adriana Lima, etc. Hoje são consideradas supermodelos, pois seus rostos são reconhecidos em todo o mundo e já apareceram nas capas de todas as revistas populares no mesmo período. Assim, fica claro que uma supermodelo é basicamente uma modelo considerada popular no mundo da publicidade e um rosto reconhecido em todo o mundo. Esta é uma concepção diferente da usada quando o termo foi cunhado há 30 anos para se referir a um modelo popular que fazia várias tomadas em um único dia. No entanto, parece haver um consenso de que as supermodelos não só são muito bem-sucedidas e muito procuradas, mas também têm alguma singularidade, um tipo de apelo não encontrado em outros modelos.

TOP MODEL

De todas as expressões, o termo “Top Model” é o mais conhecido entre a população. Basicamente, a expressão diz respeito às modelos que já são superconhecidas, tanto na mídia, quanto no mercado da moda, seja nacional ou internacionalmente. Para ser considerada uma Top Model, a modelo precisa participar de desfiles e campanhas de grande porte, sair em capas de revista, fazer parcerias com marcas renomadas e frequentar eventos notórios, como a São Paulo Fashion Week — o maior acontecimento fashion do Brasil. Nomes como Flavia de Oliveira (foto) Naomi Campbell, Carol Trentini, Cindy Crawford e Linda Evangelista são bons exemplos de Top Models de sucesso


UBER MODEL

Do alemão über = sobre, mais o termo inglês model = modelo, designa a modelo que faz mais sucesso, é a mais requisitada e consequentemente a mais bem paga em seu momento na indústria da moda. No início dos anos 2000 uma revista inglesa criou a terminologia übermodel para designar especificamente o sucesso atingido pela modelo brasileira Gisele Bündchen, inédito até então.

COMPORTAMENTOS DEVIDOS PARA SER UM(A) MODELO DE SUCESSO

TENHA EQUILÍBRIO - Não seja aquele tipo de pessoa que faz de tudo para chamar atenção – sem saber que, no fundo, todos preferiam que você amarrasse uma melancia na cabeça e calasse a boca... E por falar em boca, não fale alto em nenhuma situação - não importa se está em um casting ou produção.

SENSO COLETIVO - Evite falar alto ao telefone na frente de todos ou até mesmo ficar cantarolando músicas que ninguém está a fim de ouvir. Procure viver literalmente o seu personagem em sua atuação no ensaio, por mais que você não suporta a pessoa X, Y ou Z, entenda de uma vez por todas que @s personagens são imparciais à vida pessoal de vocês.

SEJA RAZOÁVEL - É como dizem por aí: te dão a mão, mas você quer o braço inteiro – não sabe até que ponto um favor é razoável e sempre que pode, abusa da boa vontade das pessoas.

SIMANCOL - Evite puxar conversa com pessoas que estão claramente ocupadas. Chame apenas quando for extremamente necessário.

AUTO-AFIRMAÇÃO - Fale o necessário de si e esteja dispost@ a escutar os outros. CASO CONTRÁRIO, será além de ser chato pra caramba, ainda é algo super arrogante.

INVASIV@: Tenha noção de intimidade e não se acha melhor amigo de todo mundo – quando, na verdade, essas pessoas dariam tudo para você desaparecer por algum tempo. Evite ser aquela pessoa que fica por horas contando uma história da sua vida – que no fundo ninguém está interessado em saber – com direito a detalhes mínimos que a deixa ainda mais insuportável.

PORTFÓLIO: Também é importante ter um bom portfólio. Sempre que possível, reúna os seus melhores trabalhos, como é o caso dos vídeos de desfiles, fotos de ensaios fotográficos e outros materiais relevantes para as marcas. Capriche!

POSITIVIDADE: Seja sempre agradável com suas palavras, atitudes e comportamentos. Perceba que todos evitam pessoas negativas e reclamonas, que acham ser a melhor que o resto do mundo. Não seja inconveniente, evite ter opinião sobre tudo e sempre quer expor o que pensa.

PROFISSIONAIS: Contar com profissionais sérios é obrigatório, como acontece com as agências de modelo. Ao fazer uma parceria com esse tipo de empresa, você terá mais facilidade para aprimorar as suas habilidades e ter todo o suporte para coordenar a sua carreira. Mas não se esqueça de sempre procurar agências sérias e renomadas no mercado

ORGANIZAÇÃO: Você não está em sua casa, portanto mantenha a organização dos seus pertences e principalmente dos produtos e roupas do cliente (estúdio ou marca), nada melhor que manter o set organizado onde todos possam transitar e nada se perde, risos.

HORÁRIO: Tenha assiduidade com horário marcado, não seja inconveniente de chegar tão cedo ou com atraso, o recomendado para não ser inconveniente é chegar 15 min antes do horário marcado, para que você possa se acomodar e no horário combinado dar início ao seu compromisso.

DIA DE PRODUÇÃO: Na noite antes da sua produção fotográfica, procure ter uma boa noite de descanso e dormir com peças mais largas, estará evitando marcas no corpo e facilitando uma boa produção profissional (sem muito photoshop).

DISCIPLINA Essencial em qualquer profissão — principalmente na de modelo. Tenha em mente que você precisará cumprir compromissos, terá a agenda cheia e, muitas vezes, deverá acordar supercedo. Um aviso: se atrasar para os seus trabalhos não é nada agradável. Programe-se para estar presente nos horários marcados e evitar que os seus parceiros fiquem irritados. Caso contrário, você correrá grandes chances de perder boas oportunidades;

FOTOS PRONTAS: Não estrague o trabalho profissional da equipe envolvida no trabalho profissional contratado, utilize a fotografia na qualidade enviada a você, não coloque efeitos, filtros ou faça qualquer edição. Credite a equipe de profissionais envolvidos na produção de suas fotos, nada mais coerente e sensato do que respeitar os artistas. Veja mais detalhes em direito autoral e direito de uso de imagem.

PERMUTA: É bom mas quando vale a pena? Veja mais no artigo Permuta - O que é e como funciona?



Referências:

  1. «Supermodel». Consultado em 6 de março de 2009

  2. Elle Macpherson. «BBC Learning English Entertainment Elle Macpherson» (PDF) (em inglês). BBC. Consultado em 28 de janeiro de 2009. I think that the term supermodel was a very 80s kind of phrase, and it came about because there was a movement where movie industry women in the early 80s they didn’t want to be perceived as sex symbols

  3. Supermodel por Heidi Klum em randomhouse.com. Consultado em 22 de Julho de 2007. (em inglês)

  4. «Model Citizens» (em inglês). EntertainmentWeekly.com. Consultado em 22 de Julho de 2007

  5. Kate Patrick (2005). «New Model Army» (em inglês). The Scotsman. Consultado em 7 de Julho de 2006

  6. «Is the Supermodel Dead? And Should She Return?» (em inglês). bellasugar.com. Consultado em 14 de Setembro de 2007

  7. «The supermodel is dead, says Claudia Schiffer» (em inglês). thisislondon.co.uk. Consultado em 17 de Setembro de 2007. Arquivado do original em 12 de agosto de 2009

  8. Ir para:a b c «We Three Queens» (em inglês). New York Magazine

  9. «Janice Dickinson: From Model to Mogul» (em inglês). etonline.com. Consultado em 23 de Julho de 2007. Arquivado do original em 14 de novembro de 2006

  10. «Margaux Louise Hemingway» (em inglês). Consultado em 6 de março de 2009

  11. «Jean Shrimpton». Vogue UK. Consultado em 3 de maio de 2014

  12. «The First Supermodel» (em inglês) e «The World's First Supermodel» (em inglês). Consultado em 6 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 17 de abril de 2009

  13. RANCK, Rosemary (1997). «"The First Supermodel"» (em inglês). The New York Times. Consultado em 21 de Julho de 2007

  14. Cokal, Susann. St. James Encyclopedia of Popular Culture. 1999. Michigan: Gale Group.

  15. «Papa's Little Girl» (em inglês). Entertainment Weekly

  16. «SIGNOFF; Maybe Late-Night Success Is About The Smile - The New York Times» (em inglês). www.nytimes.com. 24 de setembro de 1995. Consultado em 6 de setembro de 2009

  17. Biografia de Lauren Hutton no IMDb Acessado em 6 de setembro de 2009 (em inglês)

  18. British Vogue - Cover Search, March 1966 Arquivado em 21 de abril de 2009, no Wayback Machine., Acessado em 6 de setembro de 2009 (em inglês)

  19. Joy Sewing Beverly Johnson's got the right attitude The Houston Chronicle, Acessado em 6 de setembro de 2009 (em inglês)

  20. «Christie Brinkley's biography» (em inglês). The New York Times

  21. Ir para:a b c d «1980s: Fashion: Supermodels» (em inglês). bookrags.com. Consultado em 23 de julho de 2007

  22. «Let's Talk Models: "We don't wake up for less than $10,000 a day."»(em inglês). Fashion Mag Daily. 2007. Consultado em 10 de março de 2009. Arquivado do original em 10 de abril de 2012

  23. Ir para:a b c «The Fall of the Supermodel» (em inglês). Time (revista). Consultado em 23 de julho de 2007

  24. Alex Williams. «We Three Queens» (em inglês). New York. Consultado em 7 de julho de 2006. Arquivado do original em 28 de fevereiro de 2006

  25. C. L. Johnson (21 de outubro de 2002). «Death of the Supermodels»(em inglês). Urban Models. Consultado em 13 de julho de 2006. Arquivado do original em 15 de julho de 2006

  26. «Who will be the next Super Model?» (em inglês). NY Times. Consultado em 12 de março de 2009. Arquivado do original em 25 de maio de 2007

  27. «Industry Report: Elite Plus» (em inglês). models.com. Consultado em 25 de julho de 2007

  28. «Presque Top Model» (em francês). Consultado em 12 de março de 2009. Arquivado do original em 4 de maio de 2007

  29. Sally Singer (1999). Fashion Moment, Gisele Bündchen. [S.l.]: New York Magazine Company. pp. 43–45 (volume 32)

  30. Ir para:a b Da redação (Angela Pimenta, Nova York) (1999). Revista Veja: Pelé, Sena e agora Gisele. [S.l.]: Edit. Abril, ed. 1.626, ano 32, n°48. pp. 166–173


bottom of page